domingo, 18 de fevereiro de 2007

O Entrudo "Acampamento de Carnaval"


Dias 17 e 18 de Fevereiro em Reveles Srª de Saude.

Dedicada já há alguns séculos a Nossa Senhora da saúde e primitivamente a Nossa Senhora a Velha.

É antiquíssima e consta que foi a primeira matriz da antiga freguesia de Reveles; a imagem de boa escultura é de pedra e não posterior ao séc. XVI. Uma mercê régia em séculos idos, concedeu-lhe, por cinco anos, uma feira franca de três dias, que principiava a 26 de Julho e se realizava por ocasião da Festa, feira que, por nova concessão se tornou perpétua. Chegou a ser uma das mais importantes da grande área da alfândega da Figueira da Foz, onde havia no séc. XVIII, quatro feiras somente. Apesar disso, nos meados do século passado acabou.
E capela de romaria com Corpo, Capela-mor, Alpendre frontal e lateral apoiado em colunas dóricas. A partir do século XVIII funcionou corno local de enterramentos e, nesta condição, apareceu registado o primeiro enterramento a 18 de Novembro de 1780 e diz respeito a Catarina Marques, viúva de José Pedrosa de Reveles.

Foi no adro desta belissima capela, com uma vista panoramica sobre o Rio Mondega, que a II secção do Agrupamento de Escuteiros de Vila Verde, viveu a sua aventura do entrudo, recheada de jogos e actividades de formação Histórica, Moral e Social.

Sem comentários: